Share on facebook
Share on twitter
Share on pinterest
Share on google
Share on print

GRAFFITI NÃO É MODA

Graffiti são as inscrições nas paredes aparentes das cidades.
Moda vem da palavra do latim “modos”, que significa maneira que uma sociedade vive em uma determinada época.

Só é graffiti aquele que tem destino a rua e qualquer outra forma tem outros interesses. Sim, pois o graffiti só é possível nas paredes aparentes na cidade. Ele nasce da necessidade de um determinado grupo social reivindicar um presença para ter visibilidade.

Graffiti na roupa, na fachada e graffiti no quarto é possível existir por outros interesses. Por isso eu digo que graffiti não é moda. 

Quando cito a palavra moda no contexto do graffiti, estou me referindo aqueles ditos grafiteiros que começam fazer graffiti e param de fazer graffiti, ou seja, faz graffiti pela moda. Aqueles grafiteiros que usam roupas com os mesmo elementos do graffiti e ostentam tais elementos sem ao menos representar ou faz graffiti na rua. São aqueles que usam da estética do graffiti para lançar moda e ganhar dinheiro com tal moda e não contribuir para o fortalecimento da própria cultura do graffiti (repito, não pinta na rua de verdade, o que é mais importante dentro do graffiti). Uma cultura de graffiti pautada apenas no consumismo sem responsabilidade social com a cultura do graffiti.

Outra coisa importante. Para ser considerado um verdadeiro graffiti-writer ele tem que se dedicar muitos anos de sua vida para ter um estilo próprio e ainda representar na rua. Ou seja, tem toda uma dedicação, estudos, conhecimentos, estratégias de ação e modos de fazer graffiti, todo um universo a ser explorado. Não é apenas fazer meia dúzia de throw-up sem estilo próprio e achar que já faz graffiti e já é respeitado no meio. Não é.

Primeiro o escritor de graffiti tem que representar nas ruas por entrega, ser original, fazer por que gosta e fazer por amor, depois ele pode fazer outras coisas, como usar uma camiseta e fazer para ganhar dinheiro com aquilo.

O que me motiva a escrever sobre esse assunto? É porque temos que ter responsabilidade com nossas ações. Quero elevar o graffiti ao mais alto nível de qualidade e quantidade. Essa é a minha intenção quando escrevo. Elevar o ser.

Valdecimples

Valdecimples

O que achou? Comenta aí =)

Compartilha aí hermano =)

Share on whatsapp
Share on facebook
Share on twitter
Share on pinterest

Compartilha aí hermano =)

Share on whatsapp
Share on facebook
Share on twitter
Share on pinterest

Entre em contato:

  • (41) 8885-0082
  • valdecimples@gmail.com

Redes Sociais:

Envie uma mensagem para mim:

Valdecimples© - Todos os direitos reservados - 2019

Scroll Up