Share on facebook
Share on twitter
Share on pinterest
Share on google
Share on print

RESPEITO É PRA QUEM TEM

Essa frase ficou famosa pelo Rapper Sabotage na música “Respeito É Pra Quem Tem”, onde ela fala da sua realidade e a vida no crime em seus vários aspectos. Não vou falar de crime neste texto. Pretendo falar de respeito no sentido amplo da palavra. 
Respeito vem do latim, “olhar outra vez” e no dicionário respeito é sinônimo de consideração ou reverência, essas são algumas das semelhanças. Quero falar de respeito dentro da cultura do Graffiti. Muitos falam de respeito como algo nobre, algo a ser seguido, quase como um regra a ser seguida. E uma das coisas que não deve acontecer é o atropelo, pois tem uma falta de respeito com o outro (que pintou antes). Mas é falta de respeito por quem atropela? Sendo que no graffiti o próprio ato de pintar sobre a propriedade alheia já é falta de respeito dentro das regras sociais e civilizatória (pintou sobre um muro do outro, que não lhe pertence). Ou seja, o próprio ato de pintar já é um falta de respeito.
Respeito é pra quem tem? Quem respeita? Se eu não respeito, então não devo ser respeitado? Vamos desenrolar o assunto. 
Quem pinta sobre o muro é uma falta de respeito, isso é fato. Quem pinta sobre o graffiti não é necessariamente falta de respeito. Pois no universo do graffiti pintar sobre o graffiti do outro é uma provocação, em última instância, uma proposta de desafio ou mesmo uma crítica. Está desafiando as regras da linguagem do próprio graffiti. Tradicionalmente, os atropelos no graffiti acontece quando um escritor de graffiti percebe algo falso (bafo, toy), algo que foge da essência, como por exemplo o graffiti que é feito sob encomenda com intuito comercial ou não. Às vezes pelo simples fato de atropelar como um desafio como falei anteriormente – uma provocação.

Valdecimples

Valdecimples

Compartilha aí hermano =)

Share on whatsapp
Share on facebook
Share on twitter
Share on pinterest

O que achou? Comenta aí =)

Compartilha aí hermano =)

Share on whatsapp
Share on facebook
Share on twitter
Share on pinterest

Entre em contato:

  • (41) 8885-0082
  • valdecimples@gmail.com

Redes Sociais:

Envie uma mensagem para mim:

Valdecimples© - Todos os direitos reservados - 2019

Scroll Up